QUESTÕES:
1)Qual foi o principal motivo do sobreaquecimento do reator?
2)Quais foram as consequências globais do desastre?
3)Quantas pessoas tiveram câncer devido a Chernobyl?
4)Qual foi o elemento responsável pela radiação e quais são seus efeitos?
Grupo 3 - Acidente de Chernobyl
Augusto Vieira - 2
Guilherme Martins - 18
Guilherme Ribeiro - 19
Lucca Giarola - 31
1ºano E - Santo Agostinho
3) Letícia Carvalho Franco (30) - O acidente de Chernobyl causou cerca de quatro mil casos de câncer segundo dados da ONU.
ResponderExcluirBeatriz Errico, 3
ResponderExcluir1) O reator 4 estava sendo utilizado em experimentos que analisavam seu funcionamento em situações de baixa energia. Porém, para tal ocorrer, várias regras de segurança foram quebradas, inclusive o desligamento do sistema de resfriamento. Quando o experimento deu errado e o reator começou a aquecer não havia nada para resfriá-lo, causando seu superaquecimento e depois sua explosão.
Augusto Vieira n•2
ResponderExcluirPergunta 2
Além de um vazamento de material radioativo que causou mais de 4 mil casos de câncer de próstata e que contaminou a extinta URSS, o Sudoeste do Reino Unido e toda a Europa Oriental, a explosào do reatorlevou à morte de 36 trabalhadores da usina
Além do vazamento de material nuclear que causou mais de 4 mil casos de câncer de próstata na extinta URSS, no Sudoeste do Reino Unido e em toda a Europa Oriental, a explosão do reator levou à morte 36 trabalhadores da usina
ResponderExcluirAline Santana, 1
ResponderExcluir2)As consequências globais do acidente de Chernobyl foram, o vazamento da nuvem de materiais radioativos por toda a URSS, toda a Europa Oriental e parte do Reino Unido, causando a contaminação de mais de 4 mil pessoas, que correm o risco de morrer de câncer de próstata, devido à exposição à radiação. A morte de 47 operários da usina. E além de, até hoje, áreas próximas ao local do acidente ainda conservarem resquícios dos materiais radioativos, prejudiciais à saúde, portanto são locais desabitados e restritos.
Resposta à pergunta nº1, por Mona Alice Silva Pádua, nº 37/1ºE :
ResponderExcluirHá várias hipóteses sobre o que causou o acidente, mas a mais aceita foi a da junção de um defeito do reator e uma falha dos operários. Realizou-se no reator 4, um experimento para observar o comportamento do mesmo quando operado em baixos níveis de energia (tentando auxiliar o abastecimento de eletricidade). Porém, para isso, quebraram-se várias regras de segurança, inclusive o desligamento do sistema de resfriamento, que levou ao superaquecimento do reator e, consequentemente, à sua explosão (pastilhas de combustível no núcleo começaram a explodir, com potência de cerca de cem vezes o normal, rompendo, assim, os canais de combustível).